quarta-feira, 7 de maio de 2008

Por Zé Oliveira
Capa para Livro de Curso Umas vezes crio a capa para os Livros de Curso cujas caricaturas desenho, outras vezes não. Conforme se acorda. (Porque no acordar é que está o começar o dia!...)

Quando tomo esse encargo, conforme foi o exemplo acima (acima os exemplos! Quando são... exemplares!) os... exemplares da tiragem têm capa em policromia ou só a preto, coforme os estudantes estão de eurico.

Neste caso que acima se mostra, a edição vai ser colorida, como se quer que as amigas sejam.

Esta edição está entregue à editora Tyriatis, do Porto, que desenvolve bastante e cuidadoso trabalho neste género de mercado.

A capa, um cartoon
Quando me encarrego de fazer a capa, esforço-me por ir além da simples ilustração. Costumo criar um cartoon que de algum modo tenha a ver com a vida académica daquele curso em concreto. E, segundo notas que recolhi, os "desgraçados" tiveram de passar umas férias inteiras de verão trancados na sala de computadores a preparar trabalhos académicos...

Zé Oliveira

terça-feira, 6 de maio de 2008


O meio mais prático para me contactar é o e-mail. Este, acima. Mas tem de digitar o meu endereço no teclado, pois o que vê acima, é uma simples imagem. Para evitar o incómodo dos "profissionais" do spam.
Zé Oliveira
Por Zé Oliveira
Dois cromos em estilo Plaquete Estes dois cromos, que fazem promoção da minha actividade como caricaturista travestidos de estudantes, já foram desenhados há uns anitos. Trata-se de um boneco do tempo em que Santana acaba de entrar-saír de S. Bento (...da Porta Aberta), depois de uma curtíssima carreira como Primeiro Ministro. Com Portas à ilharga.

Eram tempos em que se viviam as aventuras da Quinta das celebridades, onde sua ex-mulher foi ganhar uns trocos. Santana não precisou de se sujeitar a tanto, porque regressou ao Parlamento. E conseguiu um part-time na EDP; coisa pouca, só para uns milharzitos de contos mensais, mas sempre dá para as gravatas.

A caricatura é antiga, mas como o Santana engordou pouco e o Portas emagreceu pouco, creio que ainda dá para os identificar.

Zé Oliveira
Por Zé Oliveira
Para Livro de Fim de Curso Confesso que me divirto a desenhar estas "máquinas". E tanto, que... por vezes me distraio e cometo erros! Reparem como falhei ao fazer a ligação do pescoço para as costas. E bastar-me-ia ter preenchido um pouco mais de costas sob a capa, em triângulo.
Estes deslizes derivam quase sempre do facto de os estudantes se lembrarem de organizar a plaquete (quem diz plaquette diz livro de Curso) à última hora. Isso obriga a que tenhamos de desenhar as caricaturas em maratona.
Z.O.
Por Zé Oliveira
Caricatura para Plaquete Quando uma das características principais do caricaturado é a sua "adição" ao computador, quase sempre desenho uma parafernália de cabos a sairem do harweare. Porque esse é o (um dos...) lado antipático destas novas tecnologias. Por isso, aproveito a oportunidade para caricaturar essa característica das novas máquinas que a todos nós incomoda.
Z. O.
Por Zé Oliveira
Caricatura para Livro de Curso Quando me pedem para desenhar uma mota (um automóvel... uma bicicleta...) insiro frequentemente no desenho da plaquete um pouco de estrada. É um elemento que se desenha rapidamente e ajuda a dar força à imagem.
Z. O.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Por Zé Oliveira
Caricatura para Livro de Curso Esta caricatura e as anteriores (e as seguintes) faz parte de um Livro de Curso (ou plaquete, como alguns lhe chamam, embora também haja quem prefira usar a designação tradicional "plaquette"), faz parte de um Livro de Curso, dizia, cujos estudantes foram muito sóbrios a fornecer os elementos complementares.
Z.O.

Por Zé Oliveira
Caricatura para Livro de Curso Este foi um daqueles casos em que, na sessão de desenho ao vivo, "saquei" duas expressões da estudante. Normalmente escolho a que me parece mais conseguida e mais identificativa do carácter do estudante em causa, mas desta vez aproveitei as duas. Reduzi uma delas e usei-a como elemento acessório no desempenho de uma das "vocações" da caricaturada: cantar.
Z. O.
Por Zé Oliveira
Caricatura para Plaquette Há academias em que a tendêcia dominante é economizarem nos bonequinhos que completam o desenho. Este é um caso desses.

Quando assim acontece, preocupo-me um pouco mais em desenhar o boneco principal no desempenho de uma atitude. Como foi este caso.
Z. O.