domingo, 2 de agosto de 2009

A tradição ainda é o que era




Os Livros de Curso com caricaturas são uma tradição iniciada em Coimbra em 1903 que só existe em Portugal.


Uma capa de plaquete, por Zé Oliveira.
Foi elaborada com elevado profissionalismo, como aliás este autor faz sempre. E neste caso, a qualidade de concepção da capa possibilitou a estes estudantes obterem um anúncio de uma marca de cerveja, de página inteira e a cores, para a contra-capa. Portanto, caprichar na escolha do caricaturista é proveitoso, não só pelo resultado gráfico mas também economicamente.


Há poucas décadas, ainda era comum ver-se na Queima das Fitas coimbrã os estudantes prepararem um Livro de Curso e umas plaquetes (plaquettes), que são pequenos cadernos e mais baratos do que o Livro de Curso, num caso e noutro as caricaturas dos novos fitados.
As plaquetes que servem para inserir publicidade, cuja receita ajuda a suportar as despesas dos festejos da Queima. Hoje em dia, o Livro de Curso está a cair em desuso em Coimbra. Perdura apenas a plaquete.

Caricatura Académica alastra
.

Para curso da Covilhã, Zé Oliveira fez as caricaturas e a capa

Universidades e outras escolas um pouco por todo o país, também se tem vindo a multiplicar essa tradição de perpetuar com caricaturas a memória dos tempos de Estudante.

Zé Oliveira é um dos caricaturistas que publicam na imprensa portuguesa que mais se tem especializado em Caricaturas Académicas para Livros de Curso.

Sem comentários: