sábado, 27 de setembro de 2008



.Livro de Curso... da Pré-primária!
De pequenino, se torce o nariz
Conforme se lê aí mais abaixo, esta coisa divertida das caricaturas de Livro de Fim de Curso já chegou aos mais baixos escalões etários. No caso concreto destas caricaturas, a tarefa foi concretizada com recurso a fotos enviadas por mail. Não é o modo mais usual nem o mais eficaz, mas resolve bem a necessidade.
Zé Oliveira normalmente desloca-se às escolas ou às Faculdades depois de acordadas eas condições, aí toma ao vivo a carcatura de cada estudante (a fisionomia do seu rosto) e trabalha depois todo o desenho em atelier.

Não foi este o caso. Por força da falta de tempo disponível, tudo foi elaborado "à distância".

As fotos diferiam bastante de qualidade entre si, o que dificultou a tarefa. Não estando o caricaturado presente para a caricatura, o mínimo que se pede é que as fotos tenham boa qualidade.
Porque uma caricatura é uma síntese da personalidade de um indivíduo, através das particularidades que o ndividualizam de todos os demais.

E, mesmo que "inventar" seja apanágio dos artistas, a verdade é que o caricaturista tem de ser objectivo. Por muito que isso espante quem imagina que uma Caricatura é um desenho "à balda".

Nada de mais errado! É necessário muito mais aplicação e muito mais eficácia na elaboração de uma caricatura do que na elaboração de um retrato.


Porque o retrato representa um rosto, mas uma caricatura vai mais longe: representa uma personalidade, um carácter. De preferência com economia de traços.


1 comentário:

joseadolfo.com.br® disse...

"Porque o retrato representa um rosto, mas uma caricatura vai mais longe: representa uma personalidade, um carácter. De preferência com economia de traços." Direto!