segunda-feira, 17 de setembro de 2012

...a cadeira!

A caricatura coimbrã tem, como característica distintiva, uma grande cabeça para um pequeno corpo. E isso levanta um problema: quando a pessoa é notoriamente baixa, como haveremos de passar essa informação? Há uns anos, ocorreu-me a solução de desenhar os estudantes de baixa estatura empoleirados numa cadeira. Passado algum tempo, desfolhando uma plaquete, verifiquei que um colega caricaturista recorria ao mesmo estratagema. Imaginei que se trataria de coincidência.
 Para não ser demasiado repetitivo, por vezes uso um banco ou até mesmo um tijolo.
E eis que, nos meus trabalhos de investigação da história da Caricatura coimbrã (que tenho em fase adiantada), numa plaquete de 1912, por sinal uma época que erradamente se supunha sem plaquetes, acabo por encontrar... um quartanista desenhado em cima de uma cadeira!!!
Moral da história: andamos todos a desenhar o mesmo!

Cá está um exemplo da solução-tijolo.
Neste exemplo acima, o cabelo não era nem muito escuro nem muito claro; e tinha madeixas. E, para um resultado de qualidade, é preciso conseguir passar toda essa informação.
Como as caricaturas de Coimbra são, tradicionalmente, desenhadas apenas a preto, é preciso perícia para conseguir passar a informação da cor de cada penteado.
 Os cabelos dos dois desenhos de cima são escuros, mas a quartanista de baixo é, visívelmente, loira.
 Esta de baixo está na iminência de mudar de cor agora mesmo...
 ...e esta a seguir tem um penteado de meio tom (nem muito claro nem muito escuro).
 São estes aspectos (e outros, evidentemente!) que permitem distinguir o profissionalismo de cada caricaturista.
Os penteados são importantes para conferir qualidade a uma caricatura. Devem ser desenhados com espontaniedade, devem ter volume, devem estar "vivos".
Comparem-se os penteados da caricatura de cima e de baixo. Ambos ajudam a ressaltar o carácter (a diferença de...) dos dois quartanistas.
 Estamos de novo perante dois penteados que também diferem na cor: o estudante que vai de carro tem um cabelo inequivocamente preto, ao passo que o deste que leva a boneca insuflável é bastante claro. E a colega de baixo é evidentemente loira.
Quando um grupo de quartanistas está a decidir quem será o caricaturista que desenhará as caricaturas da plaquete do seu carro da Queima, deve acautelar estes aspectos, escolhendo um artista que lhe garanta qualidade. Afinal, uma caricatura destas é uma coisa que só se faz uma vez na vida!

Sem comentários: