segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Considerações pessoais

 A nossa actividade é sazonal; trabalhamos loucamente meia dúzia de meses antes da Queima das Fitas, para "descansar" looooooongamente depois de Maio.
Ganhamos todos, se começarmos o mais cedo possível. Ganha o Caricaturista, porque está menos tempo inactivo; e ganha o Estudante, porque é servido por um trabalho artístico elaborado sem stress (a pressa é inimiga da perfeição...). Além disso, os meus preços de início de época são muuuuuuito mais baixos! Em tempos difíceis como os que correm, é de aproveitar.
 Neste mês de Setembro, os meus preços para as caricaturas são incrivelmente baixos. É um esforço para iniciar já já a época.
Para receberem sem demora informações detalhadas acerca do meu trabalho de caricaturista (curriculum, preços, etc) basta contactarem-me através de um dos meios indicados no cabeçalho deste blogue.
O meu trabalho é maioritariamente feito em Coimbra, mas também vou a outras academias. Tenho desenhado Plaquetes e Livros de Curso, por exemplo em Leiria, Covilhã, Viseu, Alcobaça, Vila do Conde, Felgueiras, Braga, Santarém, Porto, Lisboa, Viana do Castelo, etc..
 Também tenho desenhado caricaturas de "estudantes" de jardins de infância e escolas de outros níveis.
 No verão, uma actividade que me ocupa regularmente, é a animação gráfica de casamentos (desenhando, em plena festa, as caricaturas dos convidados).
 E, ao longo de todo o ano, desenvolvo as minhas colaborações com órgãos de imprensa.
 Um caricaturista que desenha apenas no âmbito de Coimbra, tende a estagnar; coisa que não desejo.
 Creio que dá para perceber isso. Para mim, cada caricatura é um desafio renovado. Se alguma vez alguém dissesse, acerca do meu trabalho, "as caricaturas dele são todas iguais", pensaria seriamente em abandonar esta actividade.
Para ampliar, clicar sobre cada caricatura

Sem comentários: